Filme - "O Beco do Pesadelo" (Nightmare Alley, 2021)


Após um bom tempo longe da direção, Guillermo del Toro retoma com "O Beco do Pesadelo", uma instigante trama que já pode ser considerada um remake do filme "O Beco das Almas Perdidas", de 1947 e ao mesmo tempo ambas as obras derivam do livro "O Beco das Ilusões Perdidas", do autor William Lindsay Gresham. Com lançamento para dia 20 de Janeiro de 2022, já podemos contar com um suspense psicológico onde só as cartas podem dizer a verdade.

Quando o carismático, mas sem sorte, Stanton Carlisle se torna querido para a vidente Zeena e o seu marido mentalista Pete numa feira itinerante, ele ganha um bilhete dourado para o sucesso, usando o conhecimento adquirido com eles para ludibriar a elite rica da sociedade de Nova Iorque dos anos 1940. Com a virtuosa Molly lealmente ao seu lado, Stanton planeja enganar um magnata perigoso com a ajuda de uma psiquiatra misteriosa que pode vir a ser sua melhor adversária. 

Bradley Cooper protagoniza com vontade de mostrar em cada momento uma camada de seu personagem, mas deixando todos os demais serem tão carismáticos quanto, Rooney Mara trouxe doçura ao grupo de grandes mulheres que estão deslumbrantes, como Toni Collette que entrega vulnerabilidade e mais seriedade para deixar a história mais sombria. Por fim Cate Blanchett era o rosto mais imprevisível, e que com o tempo foi se tornando a personalidade mais interessante da trama.

Embora seja bastante gradual, a obra trouxe a assinatura do diretor, que aqui também assinou o roteiro em parceria com Kim Morgan. É uma das obras mais sombrias, sem com isso ser a mais sombria. É possível ver em cada cena um horror na medida certa, pensando em manter o místico das obras anteriores, uma vez que até as cartas de tarô inspiraram a elaboração da história original. Não falta reviravoltas, o que cativou e não esgotou as duas horas e vinte minutos.

Com direito a sustos, sensações de agonia e até mesmo o romance que nos lembra qua a vida pode ter um pouco de amor até nas horas sombrias. É um mergulho ver esse filme, e se as atrações de circo não tornam tudo mais mágico, veremos como fabricar a magia, o que faz pensarmos em pessoas boas tendo um lado mais cruel revelado. Cartas na manga, prontas para mostrar mais segredos sobre os rostos bonitos! Gostaria de ver sua sorte?

Comentários

Postagens mais visitadas