Filme - Your Name (Kimi no Na wa.)


Se "Sense8" fosse um anime se chamaria "Your Name"? É difícil não comparar dois sucessos, ainda que venham de ideias tão diferentes e que se encontrem por um único motivo. Baseado no mangá homônimo, o filme que também é de 2016 foi resultado do bom trabalho do mangaká e diretor Makoto Shinkai, conhecido por seus filmes com duração de curta como "Garden of Words" (Kotonoha no Niwa) e "5 Centimeters Per Second", onde é impossível não se apaixonar pelo conteúdo em geral. 

Tanto sucesso e chegamos a "Your Name", também conhecido como "Kimi no Na wa", que foi exibido nos cinemas brasileiros em outubro de 2017 e seus mangás estão em lançamento pela JBC, num total de 3 volumes. A espera acabou para quem desejava ver a obra, já que assim como a maioria dos filmes de Shinkai está na Netflix, sendo a primeira com dublagem brasileira pela Unidub (estúdio de Wendel Bezerra). Não importa o formato, você merece ver esse anime! ❤


A história narra a vida de dois jovens estudantes do ensino médio. De um lado Taki Tachibana é popular na escola e se esforça bastante no restaurante em que trabalha em Tóquio. Do outro Mitsuha Miyamizu é introvertida e de família tradicional na pequena cidade de Itomori. A rotina e a distância entre cada um os impede de se encontrarem, e de fato, eles não se conhecem. Tudo muda quando misteriosamente um acorda no corpo do outro. Até então o maior dos problemas é aceitar que não é um sonho, mas todos os amigos e familiares demonstram espanto com a mudança de comportamento de ambos.

A troca ocorre esporadicamente, sendo que quando acordam percebem sinais ou recados deixados pela sua "alma gêmea". Aos poucos um ajuda o outro a fazer coisas que precisam para seu crescimento pessoal e profissional, ainda que não tenham pedido. Mitsuha menciona um cometa que poderá ser visto durante um festival da sua cidade, sendo a única coisa que está interessada no momento, pois odeia a vida no campo. A trama ganha mais peso quando Taki percebe que existem mais coisas que separam ele de Mitsuha, mas sua persistência é o que garante todas as respostas para suas perguntas.


A animação é fluida e não deixa de encantar por parecer real. Tal característica é uma marca das produções de Makoto Shinkai, mas até então tanto trabalho era para filmes com duração de curtas, sendo que esse tem quase duas horas. A trilha sonora acrescenta o teor teatral que nossa animação precisa para virar um drama digno não só para crianças como para adultos. A beleza também está na filosofia a la "Sense8", onde a união faz a força e facilita a interação desse grupo, ou no caso dupla. A relação com os personagens nos faz torcer para que consigam ficar bem, onde os mais sensíveis podem chorar facilmente.

O final é imprevisível, mas deixará o público animado para indicar aos amigos e tornar a assistir. O ritmo acelerado talvez seja o diferencial de alguns momentos do filme, fazendo ele não se tornar monótono e nem perder a atenção do espectador. Ao abordar temas como relacionamento, interação social, amizade e preconceito em se tratando de tradições e classe social, "Your Name" é uma animação que tomou o sucesso por merecimento.

As lágrimas caem sem você saber. ❤

Comentários

Postagens mais visitadas