Filme - Todos Já Sabem (Todos lo saben)


O Suspense espanhol-francês-italiano que foi escolhido para abrir o Festival de Cannes em 2018 finalmente chega ao Brasil. "Todos Já Sabem" foi rodado na cidade de Torrelaguna e em outros locais de Madri e Guadalajara, mostrando a boa comunicação com outras culturas por parte do diretor iraniano Asghar Farhadi ("O Apartamento" e "A Separação"). Com um grande elenco e um drama familiar completamente cru, as dificuldades serão sentidas pelo espectador que também quer saber os segredos que essa família esconde. Acompanhe a história que terá sua estreia no 21 de fevereiro de 2019.

Quando sua irmã se casa, Laura (Penélope Cruz) retorna à Espanha, sua cidade natal, para acompanhar a cerimônia. Por motivos de trabalho, o marido argentino (Ricardo Darín) não pode ir com ela. Chegando no local, Laura reencontra o ex-namorado, Paco (Javier Bardem), que não via há muitos anos. Durante a festa de casamento, uma tragédia acontece. Toda a família precisa se unir diante de um possível crime de grandes proporções, enquanto se questionam se o culpado não está entre eles. Na busca por uma solução, segredos e mentiras são revelados sobre o passado de cada um.


O filme que trouxe a possibilidade da verdade ser revelada para os personagens que não sabiam (o título não brinca em serviço), e por sorte temos um excelente elenco, incluindo o casal Javier e Penélope, casados desde 2010, sendo essa a quarta colaboração dos dois em cena. No primeiro ato vemos como a Espanha pode ser linda e divertida em dias bons, mas com o passar das cenas vemos o lado mais duro da história. A fotografia vulnerabilizará cada envolvido em cenas longas e cheias de olhares que nos farão suspeitar de todos.

Com mais de duas horas, o longa é denso e muito cansativo para proporcionar muitas reviravoltas, onde parte são previsíveis e não compensam tantas voltas que o filme deu. Chegamos a detestar os personagens principais a partir do meio da história, onde os demais membros do elenco conseguem ter mais destaque e nos conquistar com atitudes mais interessantes. Elvira Mínguez e Inma Cuesta são boas revelações para uma trama que focou bastante na grande família que permeia as relações de amizade e anos de conflitos.


Com um conclusão morna, podemos entender que o filme não agradará a maioria do público, uma vez que o desenvolvimento esteve comprometido e enfraqueceu seu enredo. Por não se tratar de um blockbuster, será possível ouvir muito dele como filmes de salas de arte ou debates, tendo em vista a quantidade de culturas envolvidas. Mesmo assim, o diretor Farhadi não fugirá de duras críticas a respeito desse trabalho que teria mais chances de manter seu nome relevante na indústria cinematográfica internacional.

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