Filme - Turma da Mônica: Laços


Em um planeta cheio de live-actions dos desenhos animados, finalmente conseguimos uma nossa. "Turma da Mônica: Laços" é um romance gráfico publicado em 2013 como parte do projeto Graphic MSP (Maurício de Souza Produções), que traz releituras dos personagens da Turma da Mônica sob a visão de artistas brasileiros dos mais variados estilos. A HQ foi escrita e desenhada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi e conta a história da amizade entre as crianças Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, que vivem uma aventura quando saem à procura de Floquinho, o cãozinho do Cebolinha, que havia fugido de casa. Dirigido por Daniel Rezende ("Bingo: O Rei das Manhãs"), o lançamento do filme infantil será no dia 27 de junho de 2019, e poderá trazer muitos adultos que amam essa turma.

A história é bastante simples, tendo um destaque dividido entre Cebolinha (Kevin Vechiatto), cuja situação envolve seu cão Floquinho, e do outro lado Mônica (Giulia Benite) com sua energia e girl power carismático. O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa. Será usado muitas das características dos personagens de forma repetitiva para dar o humor e nos dar um pouco de nostalgia. Por mais simples que seja, tem muitas mensagens legais para o público-alvo.


As crianças estão bem para representar os personagens mais carismáticos dos quadrinhos brasileiros. Os adultos vestiram tão bem seus personagens que nem parecem as celebridades que já conhecemos como Mônica Iozzi, Rodrigo Santoro e Paulo Vilhena. Não faltou momentos para as crianças rirem e se emocionarem com a união do quarteto. Os adultos terão que se encontrar a criança interior para aproveitar toda a experiência que com certeza já os fizeram começar na leitura de quadrinhos na infância. Até mesmo as ambientações mostram a dedicação de trazer a Rua do Limoeiro como deveria ser na realidade. Entre um plano e outro, o sucesso é tão certo que a produção guardou esse filme para a melhor época: férias do meio de ano.

A história em quadrinhos que deu origem a esse longa ganhou o 26º Troféu HQ Mix nas categorias Edição especial nacional e Publicação infantojuvenil. Em 2015, foi publicada uma continuação chamada "Turma da Mônica: Lições", o que pode garantir uma nova aventura nos próximos anos... outra surpresa é a participação de Maurício de Souza fazendo o mesmo que Stan Lee mais gostava: discretas participações que nos arrepiam. O cãozinho Floquinho recebeu todos os cuidados para ser tão parecido com o original, tendo apliques de pelos e efeitos especiais para ele parecer verde... algo que preocupa sempre quando vemos que ele fugia mais da realidade que todos.


É satisfatório ver a franquia "Turma da Mônica" ganhando esse espaço cinematográfico mais maduro, já que ela é um dos maiores produtos culturais do Brasil. Os números expressivos de vendas de revistas em quadrinhos, produtos licenciados, filmes e peças teatrais demonstra isso. Em São Paulo foi inaugurado, em 2015, o novo Parque da Mônica, um dos maiores estabelecimentos do segmento in-door da América Latina... o que mais podemos fazer para tornar nossa Mônica e seu coelhinho Sansão ganharem as crianças brasileiras mais do que os produtos internacionais?

Comentários

Postagens mais visitadas