Filme - 1917


"O tempo é o seu maior inimigo". Partindo dessa ideia, o novo filme da Universal Pictures deverá provocar a ansiedade de quem já conhece dramas históricos com guerra, onde o silêncio logo pode ser tomado por gritos e explosões. Dirigido por Sam Mendes ("007: Operação Skyfall" e "Beleza Americana") e com o roteiro dele em parceria com a Krysty Wilson-Cairns ("Penny Dreadful"), é uma nova face do embate contra a Alemanha. Com lançamento para o dia 23 de Janeiro de 2020 no Brasil. Prepare-se para "1917"!

Em 1917, os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) são jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial, sendo que o filme retrata um ano antes do fim da guerra. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar grande parte de seus colegas de batalhão. Com quase duas horas acompanhamos a dupla de atores em grandes momentos de suas personas.


Um dos motivos para o encanto dessa obra é a imersão provocada em vivermos a experiência de uma guerra. Em planos sequência, o filme evita cortes para garantir que a história seja o mais visceral possível. Com uma trilha sonora original de Thomas Newman e os efeitos sonoros mantendo uma fidedigna aventura para os cinemas, é impossível não torcer ou vibrar quando os personagens vencem barreiras que julgaríamos insuportáveis de lidar. A fotografia de poucos contrastes, ganhou impacto nas cenas mais dinâmicas.

Embora os filmes do gênero testem nossa paciência, nesse vemos algo que o tempo não pesa para o espectador, ainda mais quando se está perto do "seu destino" e o efeito é mais de ansiedade. A sensação de estar num jogo, tendo que lidar com objetivos principais e secundários acaba sendo a melhor forma de descrever a dificuldade de cada situação que testam os homens mais fortes nessa guerra. Fica difícil confiar depois de tantos confrontos. O diretor se inspirou nas histórias do avô, que viveu nesse período e serviu ao exército britânico, sendo o seu filme mais pessoal desde então.


Após as indicações e vitórias no Globo de Ouro, "1917" é um dos favoritos do Oscar, merecendo ao menos a categoria de melhor filme dramático. É esperado um bom rendimento para esse filme nas bilheterias, já que desde Dezembro de 2019 é aguardada sua data de estréia no Brasil e demais países, que tiveram que esperar um pouco mais. A espera compensa, sendo tudo que era esperado de uma grande produção e um grande diretor, sempre em busca de se reinventar. O tempo está a seu favor, Sam Mendes.

Comentários

Postagens mais visitadas