Filme - "Tempo" (Old, 2021) de M. Night Shyalaman


Na correria do dia, sempre reclamamos da falta de tempo para fazer mais coisas... e se o seu tempo passasse diante de seus olhos? Aceite, você não terá mais de volta! A ideia brilhante de retratar isso num filme de suspense/terror que foca praticamente em um único dia, com a direção e roteiro de M. Night Shyalaman, que novamente entra no elenco de suas obras e torna tudo ainda mais seu. "Tempo" chegará aos cinemas brasileiros dia 29 de Julho de 2021, sendo mais um grande lançamento da Universal Pictures.

Acompanharemos uma família durante sua viagem de férias para uma ilha tropical. Unidos ao grupo de turistas em uma praia deserta, algo estranho começa a acontecer: todos passam a envelhecer rapidamente, anos inteiros passam em questão de minutos. Eles, então, precisam descobrir o que está acontecendo antes que suas vidas sejam encurtadas drasticamente. Com a presença de grande elenco, incluindo os queridinhos Alex Wolff, Gael Garcia Bernal e baseado na HQ francesa "Castelo de Areia" da dupla Frederik Peeters e Pierre-Oscar Lévy, chegaremos até o limite dessa região tão silenciosa e mortal.

O que torna esse filme desconfortável são as situações forçadas, como por exemplo nos fazer presenciar apresentações constantes dos personagens que logo serão trocados por atores mais velhos, e assim termos a sensação de que eles são a mesma pessoa. Outra questão envolve a ocupação dos protagonistas serem tão convenientes que incomoda, além da realidade em abordar o racismo e os transtornos mentais como estratégia. Tanta facilitação para que tudo ocorra em um pequeno espaço, sendo esse um filme produzido ainda na pandemia, e que o elenco enfrentou um furacão durante as gravações. O Tempo foi o inimigo até nos bastidores.

Ao chegar no meio do longa, a sensação de curiosidade se torna cansaço. Se para alguns as consequências se tornam instigantes, as demais personagens sofrem algo que é um inferno apenas para elas, coisas que o filme mostrou em pequenos momentos da introdução. Com surpresas e reviravoltas, é suficiente para rirmos de uma situação tão absurda que nem o filme pode explicar com exatidão. Ou seja, abstraia e entenda que essa película quer te mostrar um pesadelo inteiramente insano.

Ao concluir a obra, temos a sensação de ter vivido uma vida inteira, e que uma praia pode se tornar um purgatório, ou até mesmo um hospital para quem precisa após uma vida cansativa. Ainda que as ideias tenham sido boas, veremos efeitos baratos combinados com atuações esquecíveis. Por fim, a obra mediana consegue ao menos trazer o significado de valorizar seu tempo, sua família e dar atenção ao problema dos outros, pois muitas vezes guardamos nossas dificuldades enquanto elas crescem gradativamente. Ao finalizar, você olhará para todos com a sensação de "preciso aproveitar esse tempo com você".

Comentários

Postagens mais visitadas