Filme - Chernobyl: Os Segredos do Desastre (Chernobyl: Abyss, 2021)
A Paris Filmes traz para o Brasil "Chernobyl: O Filme" como mais uma forma de lembrar o trabalho dos voluntários que ajudaram no salvamento das famílias e trabalhadores que foram vítimas da explosão na usina nuclear de Chernobyl, sendo centenas de pessoas que sacrificaram suas vidas para limpar o local da catástrofe e para prevenir um desastre ainda maior que poderia ter tornado grande parte do continente europeu em uma zona inabitável. Com lançamento para 18 de novembro de 2021 nos cinemas, vamos reviver os momentos de terror.
O improvável herói do filme é Alexey, um bombeiro da usina. Ele está acompanhado por Valery, um engenheiro, e Boris, um mergulhador militar, em uma perigosa missão para drenar a água de um reservatório sob o reator em chamas. A água nos corredores inundados que eles terão de atravessar está ficando mais quente a cada hora à medida que o núcleo do reator derretido se aproxima cada vez mais. Preparados para sacrificar suas próprias vidas para evitar uma catástrofe ainda maior, os três homens descem às profundezas do prédio do reator.
A atriz russa Oksana Akinshina fez o maior destaque da obra, pois no papel de Olga conseguia fazer uma boa química com o ator e (que também é dirigiu o filme) Danila Kozlovsky, sem faltar com o foco que ambos passarem pelos protocolos de evacuação com uma criança exposta ao risco. Ainda são pontos de vista essenciais para entender o ocorrido.
Ainda que seja uma saturação do tema que já tem filmes e séries com igual (e até maior) quantidade de pontos de vista e potencial narrativo, o que diferencia esse é a produção russa ter direito a cenas finais com a emotiva e real imagem do povo antes do ocorrido, fazendo com que nossos pensamentos fiquem no filme até mesmo quando sairmos da sessão.
Para a equipe, trazer a época retratada foi um excelente trabalho de figurinos e ambientação, mantendo a visão do puritanismo da época, e conquistando a gente com o carismático elenco, que vamos torcer para rever em outros filmes. Para o drama, talvez funcionasse melhor como série, evitando sobrecarregada de informações.
Comentários
Postar um comentário