Filme - "A Era de Ouro" (Spinning Gold, 2023)


Baseado numa história real, "A Era de Ouro" da Paris Filmes chega exclusivamente nos cinemas dia 10 de Agosto de 2023. Escrito e dirigido por Timothy Scott Bogart, é uma homenagem ao pai que indiretamente moldou a indústria fonográfica dos anos 70.


Neil Bogart narra sua vida pessoal e carreira multifacetada, o que o fez se tornar cofundador da Casablanca Records, gravadora responsável por lançar Donna Summer, KISS, Village People, Bill Whiters e dentre outros 140 artistas dos mais variados gêneros musicais. Por falta de licenciamento de alguns dos nomes citados, teremos atores pouco parecidos e regravações de músicas como "Last Dance" e "Y.M.C.A.", onde nos faz querer ouvir as canções originais ao sair do cinema. Somente um Mashup na cena final trouxe uma honestidade de unir as canções que ouvimos ao longo da história.


Situada nos anos 1970, a produção mescla drama com apresentações musicais de grandes nomes da música que até aquele momento eram desconhecidos e traziam mais gastos do que lucros para o selo independente da Casablanca, mas nem isso desmotivou Neil Bogart, que na criação humilde no Brooklyn com seu pai, tinha sonhos que o levaram até sua ascensão. Alguma nudez e uso de drogas lícitas e ilícitas torna esse filme inadequado para menores de 16 anos. Ficou clara a intenção de atenuar o lado negativo da indústria, incluindo a discriminação racial e misoginia.


É divertido ver o tom inicial como uma entrevista, trazendo os bastidores do homem que aposta tudo na música, no amor e no jogo, embora o tom de drama seja indigesto em duas horas e quinze minutos. Vemos um elenco que inclui cantores conhecidos como Jason Derulo e Wiz Khalifa dando pequenas participações e tornando a história um pouco mais cômica. Nenhum destaque nas atuações e nem no figurino, tendo ainda cortes muito abruptos.


Se os efeitos especiais incomodam, devemos lembrar que se trata de um filme independente sobre uma gravadora independente, fora que uma cinebiografia é muito complexa para ter resultados com menos investimento, sendo esse um retrato da família Bogart que antes nem mesmo era lembrada, tendo nos créditos mais beleza ao mostrar cenas e fotos reais da "Era de Ouro".

Comentários

Postagens mais visitadas