Filme - "O Porteiro" (2023)

 

A comédia nacional dos palcos para o cinema, pode deixar ela entrar? A Imagem Filmes distribuirá "O Porteiro", dirigido e roteirizado por Paulo Fontenelle, que chega exclusivamente aos cinemas no dia 31 de agosto de 2023. O roteiro é baseado no espetáculo homônimo do mesmo diretor e protagonista, em cartaz nos teatros há seis anos e já apresentado em mais de 40 cidades, ultrapassando a marca de 100 mil espectadores. Uma produção da Rubi Produtora, coprodução da Bronze Filmes, Quimonos e Cineteatro.

Originalmente um monólogo para os palcos, montado a partir de entrevistas com diversos porteiros nordestinos que deixaram sua cidade natal em busca de oportunidades de trabalho nas grandes metrópoles, como o Waldisney (Alexandre Lino), um porteiro atrapalhado que precisa provar para o delegado (Maurício Manfrini), que não tem nada a ver com o assalto ocorrido no prédio onde trabalha.

O filme tem algumas piadas que demoram demais em cenas longas, o que poderia ter cortes para garantir uma dinâmica das cenas. É claro que no teatro vemos algo semelhante, mas nos palcos funciona até pela interação do público. No cinema, fica vários momentos de silêncio ou de comentários aleatórios dos cinéfilos. E quem pensa que é só humor leve, saiba que teremos algumas piadas com muita pimenta e "orégano"

“ Eu, artista nordestino, migrei para o Rio de Janeiro em busca da realização de meus sonhos. A minha bagagem carregava as mesmas expectativas, alegria e uma força que se iguala a de milhares de porteiros. [...] Ao contrário do senso comum, invisíveis não são as pessoas, invisíveis são suas histórias”, explica o intérprete.

Destacamos as personagens Rosivalda (Cacau Protásio) e Laurizete (Daniela Fontan). Outras estrelas são Aline Campos, Suely Franco, Rosane Gofman e o lutador José Aldo (no papel dele mesmo). Todos pensando na comédia inteligente para o público rir e pensar no outro, principalmente os trabalhadores nordestinos, que vão para todo canto sem perder o sotaque.

Com uma hora e quarenta minutos, vemos que assim como "Minha Mãe É Uma Peça" (inclusive os fãs terão pequenas referências), o teatro foi pequeno para uma grande ideia, já que atualmente o cinema alcança a maioria dos brasileiros, e futuramente o streaming da rede Telecine trará essa comédia para mais perto do público que não tiver oportunidade de conferir agora.

Comentários

Postagens mais visitadas