Filme - "A Cor Púrpura" (the Color purple, 2023)


Elas voltaram antes que vocês pudessem soletrar Mississipi! Agora bem musical como a peça da Broadway, "A Cor Púrpura" é o novo filme inspirado na obra literária homônima de Alice Walker, lançada em 1982. Com distribuição da Warner Bros., veremos nos cinemas dia 8 de Fevereiro de 2024, mas com toda a dor e alegria que o diretor Blitz Bazawule encontrou em todas as formas de arte.

Fantasia Barrino (vencedora do Grammy) é nossa protagonista Celie, que após ser separada de sua irmã Nettie (Halle Bailey e Ciara) e seus filhos, enfrenta a vida com um marido abusivo, "Mister" (Colman Domingo). O elenco também conta com Taraji P. Henson no papel da cantora Shug Avery, e Danielle Brooks, indicada ao Oscar por sua performance como Sofia. Também veremos a H.E.R. e Jon Batise, cantores que dão um show para a nova geração.

A quantidade de violência doméstica, misoginia e racismo assusta. Chegam em todos os momentos, seja previsível ou não, ainda dói ouvir e ver que o tempo não ensinou nem metade do que deveria. No filme, ao menos as canções trazem o escapismo para uma liberdade momentânea. Tudo é muito genuíno e feito com amor!

As composições de Quincy Jones trouxeram jazz, soul e pop nesse remake ousado, sendo uma reunião dos maiores nomes da música negra, e o que é repaginado segue os caminhos do mestre. As interpretações são um verdadeiro videoclipe que certamente veremos trechos sempre que lembrarmos de alguma cena, afinal... é impossível sair das salas de cinema sem ouvir a trilha sonora.

Com duas horas e vinte e um minutos, foi possível mostrar respeito a obra original, incluindo o filme de 1985, onde trazem de volta Whoopi Goldberg, sendo que naquela época foi seu primeiro grande momento no cinema. Se temos ela e Spielberg (diretor da primeira versão) como produtores executivos, não tem como dar errado. A música é a maior forma de resistência que se pode mostrar!
 

Comentários

Postagens mais visitadas