Filme: "Guerra Civil" (Civil War, 2024)
Dirigido e roteirizado pelo britânico Alex Garland ("Ex_Machina: Instinto Artificial" e "Aniquilação"), a Diamond Films apresenta para os brasileiros a "Guerra Civil", obra de guerra, misturando drama e suspense para os cinéfilos, com lançamento para dia 18 de Abril de 2024. Seja diante de uma câmera ou de uma arma, não existe profissão que ensine a prever o próximo disparo.
Em um futuro não tão distante, quando uma guerra civil se instaura nos Estados Unidos, uma equipe pioneira de jornalistas de guerra viaja pelo país para registrar a dimensão e a situação de um cenário violento que tomou as ruas em uma rápida escalada, envolvendo toda a nação. No entanto, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também podem ser o alvo.
Uma hora e quarenta e nove minutos de cenas tensas, viscerais e com efeitos que beiram a realidade. Em nível de violência é bastante pesado, fazendo jus ao que os fotojornalistas registram em um dia comum de trabalho para trazer a manchete do seu jornal. Os protagonistas são distintos, e nisso foi interessante ver como cada um é diferente, embora na mesma profissão. A trilha sonora tenta trazer contrastes, mas incomoda mais em alguns momentos.
Wagner Moura é o motivo para muitos chegarem a saber do filme, e ele trouxe um personagem mais humano, seja bebendo ou flertando... é sua forma de lidar com um trabalho suicida. Kirsten Dunst ("Estrelas Além do Tempo") e Cailee Spaeny ("Círculo de Fogo: A Revolta") são duas gerações diferentes se espelhando para que suas personagens ensinem uma a outra o que levou elas para isso desde cedo.
Por fim, temos uma história que pode mostrar aos norte-americanos um futuro que ninguém merece viver, ainda mais em lugares desenvolvidos e com tanto para colaborar com os demais. A beleza das cenas está em mostrar momentos tristes e caóticos que não saem da nossa mente, e com isso talvez impedir que essas situações cheguem novamente para nossa consciência. Não temos paz até os créditos revelarem a foto mais cobiçada na trama.
Comentários
Postar um comentário