Filme: "A Paixão Segundo G.H." (2023)


"Odeio a luz do sol, que revela tudo... até o possível!". A Paris Filmes apresenta "A Paixão Segundo G.H.", baseado na obra literária de Clarice Lispector (lançada em 1964) e que agora completa 60 anos com um filme dirigido por Luiz Fernando Carvalho ("Hoje é Dia de Maria" e "Capitu"), que chega aos cinemas dia 11 de Abril de 2024. A adaptação foi possível conjuntamente com o roteiro de Melina Dalboni.

Embora tenha sido exibido no Festival do Rio no final de 2023, agora é o momento certo de ver como foi cuidadosa a elaboração dessa película. Como uma janela arredondada, temos uma visão da atriz Maria Fernanda Cândido como G.H., iniciais de um nome que sequer é revelado durante a trama. Somente sua voz e seus pensamentos preenchem nossas duas horas e quatro minutos de filme. Um presente para quem é fã da atriz!

No elenco temos poucas pessoas, até mesmo na figuração, e a atriz que aparece com certa frequência é Samira Nancassa, vivendo Janair. Papel sem falas, mas que trouxe uma importante participação. Por fim, temos um homem que sequer mostra o rosto, e uma menina muito longe do foco da câmera. No entanto, essas personas são alvo do pensamento de G.H., que em parte se identifica com eles, e em alguns momentos pode ter pavor por todos.

"Penso em ti com o tédio dos dias de feriado". O amor é tema recorrente, seja maternal... trazendo temas pesados como aborto, trechos bíblicos sobre Deus e quem era impuro em seus escritos. O filme se inicia com G.H. dizendo "Estou procurando, estou procurando" e as imagens desfocadas da atriz são nossa única visão. É elegante e em certos momentos assustador ao combinar com os instrumentais dramáticos.

Assim como um monólogo na peça de teatro, temos frases que podem evocar diversos sentimentos em quem chega e só espera algo elegante no estético, mas aqui temos a beleza indo em encontro com o repulsivo, desde uma barata esmagada até um fósforo queimando as mãos de quem o acendeu. Outras cenas marcantes virão para nossa memória, sendo cada fotografia uma importante colaboração para o cinema nacional.

"Preciso danadamente me divertir, e me divergir" ❤️

Comentários

Postagens mais visitadas