Filme: "Planeta dos Macacos - O Reinado" (Kingdom of the Planet of the Apes, 2024)


"Planeta dos Macacos: O Reinado" é a nova geração da franquia, agora com a direção de Wes Ball (franquia "Maze Runner") e o roteiro da dupla Josh Friedman e Rick Jaffa. Mesmo assim é uma continuação direta do filme de 2017. Chegando dia 9 de Maio de 2024 nos cinemas, será uma ficção científica com a ação e aventura que os fãs conhecem bem, mas sempre com reflexões pertinentes! 

A nova trama acontece gerações após a conclusão da Guerra pelo Planeta dos Macacos. Muitas sociedades de macacos cresceram desde quando César levou seu povo a um oásis, enquanto os humanos foram reduzidos a sobreviver e se esconder nas sombras. Apesar de ser responsável pela segurança da nova geração de primatas evoluídos, muitos não conhecem os feitos de César. E é neste novo cenário que um líder macaco começa a escravizar outros grupos para encontrar tecnologia humana.

Com duas horas e vinte e cinco minutos, foi mais do que suficiente para entender o quanto a história evolutiva teve uma reviravolta por conta de um vírus. O tema pandemia é apenas mencionado, e logo temos uma imersão no mundo onde os clãs vivem isolados e um líder decide usar de forma oportunista o legado de um verdadeiro herói. Esses trechos fazem uma boa referência a Bíblia sendo corrompida pelos seus próprios seguidores, que não estão interpretando.

Os efeitos estão muito bem aplicados. A ideia de conectar tanto à saga atual quanto à clássica (1968) é bem ousado, mas promissor nas mãos certas. Fica clara a proposta de manter a franquia com sequências, e ainda honrando seus trabalhos anteriores. É fato que aqui podem trazer um novo público que não via interesse em se aprofundar no que já foi feito, então não é uma obra pensada apenas nos fãs.

Por mais sombrio que pareça, foi interessante ter a adição dos dois personagens humanos Mae (Freya Allan) e Trevathan (William H. Macy), provando que a inteligência pode ser uma faca de dois gumes. Importante é que os criadores levem um tempo saudável para desenvolver os próximos capítulos, esse é o primeiro que está fazendo o uso dos recursos IMAX, e sabemos como é importante ter boa computação gráfica para que todos sintam o peso dessa saga na atualidade. Que comece o reinado!

Comentários

Postagens mais visitadas