Filme: "Clube dos Vândalos" (The Bikeriders, 2023)


É muita coragem ou loucura sua vir aqui! Punhos ou Facas? Você escolhe! Dirigido e escrito por Jeff Nichols ("Amor Bandido" e "O Abrigo") e com base no livro fotográfico do jornalista Danny Lyon, "The Chicago Outlaws Motorcycle Club". O "Clube dos Vândalos" é o filme de aventura e drama que a Universal Pictures apresenta para os brasileiros, com estreia dia 20 de Junho de 2024, somente nos cinemas!

Acompanharemos a jornada do clube de motoqueiros do centro-oeste americano, os Vândalos, desde o surgimento inspirado num filme do Marlon Brando ("O Selvagem"), seu auge e queda, embora exista quem discorde disso. Através da vida de seus membros, ao longo dos anos 60 e 70, a transformação do clube, de ponto de encontro de motoqueiros à margem da comunidade local, no início, à gangue sinistra que ameaça e coloca em risco até o modo de vida autêntico e único do grupo original.

Com quase duas horas e muitas motos, temos noção do quão é perigoso iniciar grupos, ceitas, clubes etc. Sempre temos nomes diferentes, mas sabemos do real risco quando surgem regras, hierarquias e novas caras tentando ingressar em algo que não viram surgir, e lógico que são poucos que vão entender a ideologia por trás. A obra se concluiu muito bem em não criar situações mirabolantes, tudo que é visto está nas ruas, seja nas décadas retratadas ou não. O medo é o mesmo nos dias de hoje! A obra sabe ser atual e que precisa deixar uma noção dos gatilhos vividos por familiares dos envolvidos como violência sexual, homicídios e agressões de todos os tipos.

O elenco contou com grandes estrelas com suas melhores caras enfezadas. Destacamos nosso querido Norman Reedus ("The Walking Dead"), Austin Butler ("Elvis") e o "brabo" Tom Hardy("Mad Max: Estrada da Fúria ") e a intensa Jodie Comer ("O Último Duelo") mostrando como é ruim se apaixonar pelo "bad boy" da história. O que será preciso para ele mudar? Lembrando que o filme é indicado para maiores de 16 anos!

Por fim, temos um filme à moda antiga, quase como rever "Clube da Luta" e "Os Bons Companheiros" e perceber que aqui estamos com os pés no chão, mesmo que na garupa de uma motocicleta envenenada. O ponto de vista feminino é o que fez mais sentido nas narrativas, afinal, você pode até casar com um membro, mas sabe o quanto ele tem pra dar ao viver um relacionamento amoroso e o da sua gangue. Uma vida dupla... É pegar ou largar!

Comentários

Postagens mais visitadas