Filme: "Meu Amigo Pinguim" (My Penguin Friend, 2024)


Baseado em uma história real! Em "Meu Amigo Pinguim", dirigido pelo cineasta e velejador brasileiro, David Schurmann ("Pequeno Segredo") e o roteiro de Kristen Lazarian, vemos a amizade improvável entre um homem solitário e um pinguim perdido, que recarrega seu espírito e cura sua família com uma lealdade inabalável, capaz de atravessar o oceano. Com estreia dia 12 de Setembro de 2024, somente nos cinemas, a distribuição ficou com a Paris Filmes. Melhor do que isso, só descobrindo que se passa no Brasil!

O pescador João (Jean Reno) se isolou do mundo após uma tragédia. Ao descobrir um pinguim à deriva no oceano - encharcado de óleo decorrente de um vazamento - ele decide ajudar. Para descontentamento de sua esposa Maria (Adriana Barraza), ele não apenas resgata a criatura marinha, mas cuida do pássaro o colocando sob suas "asas". A parte do idioma ficou apenas no inglês, por motivos de facilidade de alcance do público geral, mesmo tendo Brasil e Argentina no foco.

O nomeando DinDim, João começa a sentir alegria, mesmo sem entender o quão inquebrável o vínculo está se tornando. Seu luto é uma das lições mais endossadas, uma vez que ele carrega a culpa pela morte do filho Miguel. Quando DinDim desaparece no oceano, ele acredita que será impossível vê-lo novamente, mas a milhares de quilômetros de distância, DinDim é pego em desventuras próprias, determinado a encontrar seu caminho de volta ao lugar que agora considera lar. 

Com uma hora e trinta e sete minutos, temos uma aventura fofinha e segura, onde os riscos não parecem tão grandes se olharmos como adultos. Crianças vão amar! Os efeitos simples e a trilha sonora até tentam dar ênfase quando a ave está cansada, com medo ou ferida, mas o curso da trama fica previsível, mesmo que com um animal protagonista. Sua inteligência e habilidade de socializar com sua espécie e os humanos é o trunfo da película. O elenco é bem diverso, e temos alguns rostos familiares das novelas, entregando boas atuações.

Ambientado em Ilha Grande (no Brasil, próximo do Rio de Janeiro) e na Argentina, temos os cenários entregando um lugar simples e turístico - desde os barcos de pescaria com nomes "Iemanjá", "Fruto do Amor" e "Sonho Meu" - que por um breve momento parecia ser uma história da década de 80, até que vimos os smartphones mostrando ser de dias atuais. Emocionante é ver no final vídeos e imagens reais da amizade! Uma aventura que durou 8 anos de idas e vindas, e que pode ter tido um final feliz caso o DinDim tenha encontrado uma fêmea. Será mesmo?!

Comentários

Postagens mais visitadas