Filme - O Passageiro (The Commuter)
De começo já é possível ver o grande elenco envolvido. O diretor é conhecido pelos filmes de terror "A Órfã"(2009) e "A Casa de Cera"(2005), sendo uma prova de que ele tem talento em criar tramas que testam a sanidade de seus personagens, e aqui não será diferente, ainda que não seja um filme de terror, mas ironicamente conta com Vera Farmiga e Patrick Wilson (de "Invocação do Mal"). Para dar o verdadeiro motivo dessa obra ser do gênero ação, Liam Neeson é nosso protagonista, ou melhor dizendo nossa vítima de um golpe que custará a vida de todos os passageiros.
Em seu primeiro ato o filme tenta nos abalar com o fato do vendedor de seguros Michael (Neeson) ter perdido o emprego, ainda que faltasse pouco para sua aposentadoria, já que nosso galã tem 60 anos. Com filhos e mulher para sustentar, tudo desaba ao encontrar com uma misteriosa mulher que lhe propõe uma grande quantia de dinheiro em troca de um favor. Não demora muito para sabermos onde isso vai chegar, mas é irritante ver a grande celeuma que se cria por uma escolha equivocada, mas como diz o ditado: "a necessidade faz o ladrão". Ao entender as consequências, Michael começa uma caçada por uma pessoa com o nome Prynne que guarda algo de valor em sua bagagem.
Por não ser uma ideia muito original, o filme segue os trilhos de algo muito previsível, sendo salvo por atuações medianas. O que compensa ao chegar ao meio da história são as cenas de muita adrenalina, já que antes disso o filme parece tão morno que nem mesmo enxergamos o filme como ação, mas sim drama. Como prometido, chegamos em um momento de chantagens e ameaças que dificultam cada passo que os personagens devem optar. As peças do jogo estão todas na mesa, mas não conseguimos entender a fundamentação de quem cria essa problemática viagem... mas saberemos no final. Nem Vera, nem Patrick vão salvar o dia dessa vez.
Assim como a maioria dos filmes estrelados por Neeson, a exemplo de um que também foi dirigido por Collet-Serra "Desconhecido"(2011), não é fácil aguentar atuações tão repetidas e personagens completamente obstinados a se jogar de um trem em movimento. A fotografia não chega a ser motivo de grandes elogios, mas pelo menos os efeitos são melhores e fazem nossos olhos arregalarem. Seria ruim aproveitar esse elenco para um filme de terror? Pois esse filme chegou ao limite da paciência de qualquer espectador. Chega de conspirações criminosas Liam! NEXT!
Se busca por um filme com algo a acrescentar além de cenas de ação, esse pode ser legal, pois existe mesmo uma dúvida constante. Entretanto, isso não faz desse um ótimo filme do gênero, pois ele é longo e com um final bem próximo de uma utopia.
COROA SIM, MAS AINDA CAI PRA DENTRO NUMA BRIGA. |
Comentários
Postar um comentário