Mangá - Coin Laundry Lady




Um dos mais curiosos lançamentos da editora JBC chegou com a promessa de ser uma comédia de terror, pois trata das referências de filmes do gênero e os satiriza a cada página. É verdade que o mangaká em questão é Hiro Kiyohara, ilustrador de "Another" e de sua obra "Tsumitsuki: Espírito da Culpa", e que as artes das edições são impecáveis para dar um tom desejável para um fã de terror ou colecionador, mas a comédia poderia ser uma boa combinação para fazer de "Coin Laundry Lady" um sucesso por aqui? Por ser volume único já ajuda se o conteúdo for bom, disso sabemos bem.

A história por si só já é bem simples, o que facilita na hora do leitor saber se compensa investir altos R$ 15,90 em um mangá. Maoko é nossa protagonista misteriosa que habita uma Lavanderia automática, daquelas que costumamos encontrar nos filmes... só que ao invés de apenas ter esse abrigo durante a noite, ela passa quase o dia inteiro assustando os "visitantes", ou melhor dizendo, clientes do estabelecimento. Alguns dos personagens serão recorrentes como Haru Tanaka, estudante do colegial que se vê obrigada a conviver com essa estranha aparição, sendo que esse também é seu lugar favorito para passar o dia. A partir disso, cada capítulo funciona como um quadro de programa de humor.


Em capítulos curtos, a forma que conhecemos os personagem é gradual. Havendo momentos em que o mangá usará de repetições para fazer rir. Pelo humor japonês já entendemos que não é um grande humor negro e por essa razão ninguém vai dar gargalhadas. Ao menos encontraremos qualidade em seus traços e muitos motivos para odiar todos os personagens clichês, com exceção da Maoko que poderia ser uma ótima Samara de "O Chamado" se não estivesse viva. Todas essas peculiaridades só nos mostram o quanto o público maior de 16 anos gosta de gente bizarra.

Não acho que exista terror maior do que ler uma obra arrastada, mas é realmente o que acontece com "Coin Laundry Lady", que não é um terror. É uma comédia com picos de suspense, romance, drama... e o terror prometido? NADA! O máximo que existe é essa imagem acima. Para não faltar um elogio necessário, o novo papel utilizado nas páginas é realmente bom, sem ser tão fino que veríamos o que está escrito do outro lado além de vir com páginas coloridas maravilhosas. Por um volume único o preço salgado talvez não doa tanto, mas vamos tomar cuidado com a inflação JBC.


As edições de assinantes terá vários brindes legais como poster, marcador de páginas e um post-card. ❤

Comentários

Postagens mais visitadas