Livro - Jogador Nº 1


Diante de uma crise energética no mundo, só o OASIS é a saída... ou melhor dizendo, uma entrada para um mundo de verdadeiras oportunidades. O romance futurista e distópico de Ernest Cline foi lançado em meados 2011, mas só ganhou notoriedade com o lançamento do filme homônimo que foi dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg. Duas mentes visionárias que deram sua colaboração para tornar "Jogador N° 1" o que é: um sucesso! No Brasil a Editora LeYa trouxe a edição com capa original e a inspirada no filme, agradando gregos e troianos.

O ano de 2045 não chega nem perto da nossa visão, por mais pessimista que seja. Wade é um estudante nesse mundo virtual conhecido como OASIS ("The Sims", só que muito melhor) onde você cria a melhor versão de si mesmo, montando seu avatar e progredindo como desejar. Nesse mundo o nick de Wade é Parzival. A esperança de mudar de vida chega com a morte do criador desse sistema, deixando uma herança para quem encontrar um easter egg de ouro devidamente escondido entre as fases para quem encontrar ter o privilégio de herdar tudo que James Donovan Halliday deixou. Até então a ideia do livro é te apresentar uma realidade completamente nova para o leitor que não se sentirá perdido no decorrer da trama.


Assim como um jogo, a ideia é ter fama quando seu nome chega ao ranking dos melhores colocados. Os amigos de Wade o ajudam ao máximo para garantir essas conquistas. Art3mis é a garota que também está em busca desse easter egg, mostrando que o girl power ainda vive no futuro. Os irmãos Daito e Shoto são uma dupla e tanto, fazendo valer a ideia de que asiáticos detonam nos games. Por último, mas não menos importante temos o melhor amigo de Wade, Aech, o típico grandalhão rival que acompanha o protagonista, mas é forte e tem bom coração. Os personagens são mais do que aparentam ser, mostrando mais camadas a cada interação.

Dividido em três fases e num total de 39 capítulos, a leitura é animada a ponto de encontrarmos na obra uma escapatória. Além disso, é interessante ver que muitos confundem a ficção com a realidade, tendo conflitos maiores dentro da trama. Para encontrar as chaves que levarão Wade a ganhar esse desafio, é preciso entender muito dos anos 80, algo que Halliday era fissurado. Óbvio que com isso não faltará referências, sendo mais de 83 links com outras criações, seja do mundo dos games, música, filmes, e até os otakus serão felizes por aqui. Sem exageros, a obra é crítica sem ser enjoativa.


A facilidade que Cline (também autor do livro "Armada") tem pra abordar o tema o torna um amigo para os nerds e geeks que estão prestes a ler este livro, pois será uma leitura rica de informações e curiosidades que nunca tivemos até hoje. Ficará na consciência de cada um a vontade de mudar a realidade do nosso mundo, a começar por nosso país. A forma que as distopias encontram para nos alertar que o futuro pode se tornar um caos tecnológico e antissocial é permanente nesse lançamento. É verdade que aqui, assim como no filme, tudo é aprendizado. Um guia de referências como "Jogador Nº 1" é um achado para os jovens e adultos. Podemos pedir uma sequência?

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