Mangá - A Cidade da Luz (Hikari no Machi)


Os leitores de mangás talvez conheçam o mangaká Inio Asano pela obra "Solanin"('Soranin' no original), mas talvez não tenham chegado perto de ler sua origem. "A Cidade da Luz" foi lançado somente agora no Brasil pela Panini Comics através da divisão com o selo Planet Manga. A ideia foi desenvolvida e publicada originalmente em 2004 e 2005, em edição única. Com uma edição simples mas com um conteúdo bonito e traços marcantes para o gênero drama, Asano tem muito o que mostrar sobre os dias bons e ruins que a vida nos apresenta.

Em uma área residencial vemos núcleos que mais parecem com a realidade, e com a apresentação dessa região conhecida como 'Cidade da Luz' temos muito a descobrir e talvez discordar quando vemos personagens apenas "existindo" e sem medo de morrer. Ao trazer destinos tão certos, a obra nos assusta com a frieza que as coisas chegam a mudar num piscar de olhos. A considerar pelo conteúdo, podemos comparar essa leitura a romances YA ("Young Adults", para jovens adultos) como "Os Treze Porquês" de Jay Asher e com isso não revelamos muito, já que ambos mostram o lado de jovens nadando contra a maré.


As pequenas histórias que até então pareciam não ter ligação vão se encontrando de maneira tão singela que dói não ver mais do que esse volume disponível. Teremos uma série de personagens sendo humanizados no decorrer da trama, e engraçado é encontrar alguns para amar e outros para odiar. Destaque para o menino Tasuku, o famoso "acompanhante de suicidas" dessa região. Por razão da grande quantidade de pessoas tirando a própria vida, a polícia busca encontrar pistas boas o bastante para trazer paz a cidade. O que nos deixa preso é a forma como tudo parece cotidiano nessa ambientação, e outro motivo é que vemos alguns personagens tomando as rédeas da situação. Curiosamente essa obra narra uma parte da história do mangaká, que começou nos anos 2000 e agora com quase 40 anos ainda faz do mangá a sua arte.

Veremos a obra mostrando a beleza nos períodos difíceis, a superação diante das dificuldades e é claro, a falta de esperança. Teremos vários temas como preconceito, baixa autoestima e até reencarnação. Se você gosta de obras que vão da realidade para a fantasia sem sofrer um grande impacto, essa é a sua escolha perfeita. As palavras usadas por Asano são poesia em nossos ouvidos, e através de versos ao final de cada capítulo veremos a cidade perdendo o brilho que vemos na capa fofa e colorida. Por parte da editora, a edição de 213 páginas não tem muitas inovações e nenhum mimo para justificar o valor de R$ 13,90. Sabemos que as demais edições lançadas pela Panini recebem um acabamento muito próximo ao que existe lá no país de origem, mas infelizmente isso não vale para todas.

A interpretação nos fará ver coisas boas e ruins na mesma cidade.

Por fim, achei interessante mencionar que a página "OPA!! Você está lendo seu mangá do lado errado!" recebeu uma modificação dedicada para esse lançamento. Valeu a iniciativa! 💓

Resultado de imagem para mangá gif happy

Comentários

Postagens mais visitadas