Filme - Assunto de Família (Manbiki kazoku)


O afeto de uma família unida pelo acaso nunca pode ser roubado. Um dos lançamentos alternativos que promete comover o público brasileiro é o drama dirigido pelo japonês Hirokazu Kore-eda, numa obra que em 2018 foi selecionada para exibição na 42ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo, além de conquistar a Palma de Ouro no 71º Festival de Cannes. "Assunto de Família" tem a vivência oriental e o pertencimento das classes desfavorecidas e das minorias marginalizadas. Com um pouco de cada emoção se reunindo com a história individual de cada personagem, será difícil escolher apenas um para seguir.

Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem. Ainda que o drama seja predominante, vemos espaço para o humor sutil que tanto agrada o público japonês e chega a ser fofo e esquecível ao mesmo tempo.


Kore-eda também está responsável pelo roteiro, e fica claro sua paixão por temas tocantes aos laços afetivos serem mais fortes que o sanguíneo, ainda mais em momentos de necessidade. A fotografia do filme toma maior liberdade quando está nos momentos de confraternização, onde todos os membros da casa se reúnem para falar do dia. Ainda assim, cada um tem seu momento individual e suas questões a serem exploradas durante exatas duas horas de filme. Se torna cansativo para quem não está acostumado com o cinema japonês, ainda que esse seja menos previsível e semelhante no quesito das atuações do cinema ocidental.

As questões mais importantes da obra são passadas aos poucos de forma didática, mas não falta oportunidade de ser mais direto nas lições de moral. Ainda que muitos pensem que esse filme possa chegar apenas com a ideia de "o crime não compensa", na verdade irá se surpreender vendo que o que foi priorizado na verdade era o contato entre idades diferentes, contextos de vida opostos e todas essas gerações precisando de alguém com uma visão diferente da sua. Uma verdadeira política de diversidade e respeito mútuo está presente nesse filme que ganhou indicações ao Globo de Ouro e do Oscar (Melhor Filme Estrangeiro). 


O que torna tudo especial é ver que o cinema japonês está ganhando espaço no Brasil e no mundo, representando essa nação tão rica culturalmente, e que sabem se reerguer nos momentos de maior dificuldade. Sua conclusão se mostra diferenciada do que estamos acostumados, e não por menos, já que se trata de um filme para um público que aprecia um cinema com menos efeitos especiais e mais realidade. "Assunto de Família" chega nos cinemas brasileiros dia 10 de janeiro de 2019 com bons personagens para se inspirar.

Comentários

Postagens mais visitadas