Filme - It: Capítulo 2 (It Chapter Two)


Que ano maravilhoso para ser fã de Stephen King! "It - A Coisa" recebe sua sequência, dando conclusão a história do livro de 1986, que resultou num clássico filme dos anos 90. O primeiro capítulo de 2017 retratou a infância do Clube dos Otários contra a entidade maligna que tornou o medo de todos em realidade. Agora, será preciso muito mais para assustar os adultos, e a Warner Bros. sendo referência quando se trata de terror, mantendo a direção de Andy Muschietti ("Mama") nessa segunda e última parte. Venha flutuar até o fim!

27 anos depois, Mike (Isaiah Mustafa) percebe que o palhaço Pennywise (Bill Skarsgard) está de volta à cidade de Derry. Ele convoca os antigos amigos do Clube dos Otários para honrar a promessa de infância e acabar com o inimigo de uma vez por todas. Mas quando Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Ritchie (Bill Hader), Ben (Jack Ryan) e Eddie (James Ransone) retornam às suas origens, eles precisam se confrontar a traumas nunca resolvidos de suas infâncias, e que repercutem até hoje na vida adulta. Hora de entender a raiz de todo o mal.


Como sequência o filme respeita a cronologia do seu anterior, e garante que as mudanças do livro não sejam um problema. A qualidade dos efeitos especiais é ainda melhor que a do primeiro, tendo em vista que foi um investimento absurdo para a maioria das cenas que demandam esse acabamento. Em quase 3 horas de longa, estamos tão entretidos com seus jump scares e o desenvolvimento de uma caótica aventura, e tudo isso faz o tempo ser aliado do filme que poderia ter mais e mais horas, pois na conclusão queremos um pouquinho mais. O elenco nos conquista como se fossem os mesmos da parte anterior, e por sorte temos um pouco dos jovens para nos darem a certeza de quem é quem.

As ameaças brincam bem com os problemas de cada um, e podemos tirar para nós algumas das lições que eles obtiveram durante o embate com Pennywise. As referências continuam nos trazendo nostalgia, ainda que tenha uma trama sombria embutida em cada pedaço. A maior surpresa está com uma participação nada discreta em um antiquário. Para um terror psicológico, teremos sustos garantidos e alguns nos farão rir enquanto sentimos medo. São diversos alívios cômicos para provar que nem tudo mudou nesse grupo que se reencontra. Convenhamos, são 27 anos... e eles continuam com uma essência jovem que é a melhor arma contra seus medos.


A nova roupagem trouxe temas que continuam importantes, como a LGBTfobia, a dificuldade de lidar com o luto, sentimentos de culpa, violência doméstica e outros que ficam bem encaixados na história. Fica claro que a divisão em dois filmes deu melhor atenção a obra literária, e não apenas uma forma de ganhar dinheiro fácil. A conclusão agradará a maior parte do público, ainda mais os que foram com uma expectativa alta. Sangue, suor e lágrimas fizeram de "It" um sucesso visceral para os fãs e não fãs de Stephen King. Como uma promessa que deve ser cumprida, "It: Capítulo 2" é tudo que a obra merecia.

Comentários

Postagens mais visitadas