Filme - "Zona de Confronto" (Shorta, 2020)


Se você quer manter a esperança, hora de fazer diferente. Um dos principais lançamentos do cinema dinamarquês de 2020, “Zona de Confronto” ("Shorta" no original, e "Enforcement" em inglês), exibido no Festival Internacional de Cinema de Veneza 2020, agora chegará ao Brasil pelas plataformas digitais (para compra e aluguel) Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes no dia 27 de Agosto de 2021. O longa, que acompanha as consequências da prisão de um jovem árabe é o novo filme da distribuidora Synapse Distribution

Após presenciar a operação policial em um bairro de imigrantes árabes, um jovem membro de uma gangue local é ferido por oficiais. A comunidade fica indignada e clama por justiça. A polícia, preocupada com uma possível insurreição na cidade, redobra a vigilância para manter a ordem. Os policiais Jens (Simons Sears) e Mike (Jacob Hauberg Lohmann) acabam encurralados durante a patrulha, já que a violência escala após a revelação de novas e chocantes informações sobre a ação do dia anterior. Presos em um acerto de contas e envolvidos em uma guerra cultural, os dois precisam encontrar uma forma de sair daquele ambiente e permanecerem vivos.

O filme não tenta fugir de seu gênero, bastante utilizado para entregar violência e explosões que nos deixam em aflição... quando nos importamos com os personagens. No entanto, ao retratar as atitudes desumanas e preconceito da polícia, se torna mais aceitável entender que todos precisam melhorar, ainda mais quando tratam com outras culturas e situações que fogem do seu conhecimento. Como sempre a mídia precisa fazer um "circo" do que poderia ser mais objetivo.

As atuações são o verdadeiro destaque aqui, tendo até mesmo espaço para emocionar quem esperava apenas testosterona de filme policial. A direção, ainda que esforçada, tem muito que se aperfeiçoar no que se tratou de combinar as ideias que vieram de cada um, além de ambos estrearem aqui na direção de longas metragens, e anteriormente viviam em curtas e episódios de séries. É admirável já terem uma obra desse porte para iniciarem suas carreiras internacional me.

Com temas inquietantes em quase duas horas de duração, “Zona de Confronto” foi um dos três concorrentes à indicação da Dinamarca ao Oscar deste ano. Seu elenco conta também com Tarek Sayat, Ali Abdul Amir Najei, Özlem Sağlanmak e Josephine Park, combinando o melhor da diversidade de atores dinamarqueses e árabes, que não vemos todo dia. Seguimos torcendo para rever cada um deles em novas obras.

Comentários

Postagens mais visitadas