Filme - "Assassinos da Lua das Flores" ("killers of the flower moon", 2023)


A Paramount Pictures encontrou petróleo em terras indígenas com "Assassinos da Lua das Flores", novo filme do diretor Martin Scorsese. Inspirado no livro best-seller homônimo do escritor David Grann e também baseado em uma história real, a obra estreia dia 19 de Outubro de 2023 nos cinemas. Prepare a bexiga e senta que lá vem história!

1920, na região norte-americana de Oklahoma. Misteriosos assassinatos acontecem na tribo indígena de Osage, uma terra rica em petróleo. O caso foi investigado pelo FBI, a agência que tinha acabado de ser criada na época. Os assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI.

Com três horas e vinte e seis minutos, não foi um peso ver a experiência imersiva com um grande elenco, sendo os diálogos o grande movimento da trama. Com riqueza de detalhes, até às expressões vão falar alto. Leonardo Dicaprio e Lily Gladstone vivem um casal de etnias diferentes, e o que poderia representar apenas um amor proibido, é possível ver ainda mais possibilidades dentro dessa união.

Outros destaques são Robert De Niro, como uma força diabolicamente cativante, e Brendan Fraser, em um ato mais discreto do filme, soube se destacar quase no fim do jogo. As ambientações nos fazem acreditar nesse filme de época, e com certeza seria bem mais longo caso permitissem o diretor, que no auge de seus feitos, certamente liberará uma edição estendida para streaming.

Resumindo, o que poderia ser mais um western sem sentido, se tornou uma aula para quem busca compreender algumas aulas de história. Romantizado, cômico, mas que também fará pensar. Afinal, de drama não temos nem tempo para pensar em lágrimas, e o sofrimento que presenciamos é uma realidade que até hoje vemos no Brasil com seus povos originários. Com a participação do diretor num momento final, vemos o mestre fazendo arte em si.

Comentários

Postagens mais visitadas