Filme: "Meu Nome é Gal" (2023)


Um dos filmes mais esperados do ano veio pela Paris Filmes! "Meu Nome é Gal" finalmente chega exclusivamente aos cinemas no dia 12 de outubro de 2023. Dirigido e roteirizado pela dupla Dandara Ferreira e Lô Politi, sendo essa primeira diretora da elogiada série documental “O Nome Dela é Gal” e atriz nesse projeto.

O filme conta a história de Maria da Graça "Gracinha" (Sophie Charlotte), jovem tímida que em 1966 se muda para o Rio de Janeiro, onde se junta com Caetano Veloso (Rodrigo Lelis), Maria Bethânia ( Dandara Ferreira), Gilberto Gil (Dan Ferreira) e Dedé Gadelha (Camila Mardila) para viverem da música e sobreviverem como a contracultura do período da Ditadura Militar.

O elenco é o destaque, tendo cada um um espaço para fazer um filme que mostra como cada um via Gal, sendo a artista que é um diamante a ser lapidado por todos. O humor de Luis Lobianco no papel do empresário Guilherme Araújo foi delicioso, já que ele acompanha a escolha do nome artístico Gal Costa, assim como o lançamento de sua carreira. Já George Sauma interpreta o compositor e diretor Waly Salomão, fundamental na construção do contexto estético da turnê “Fa-tal, Gal a todo vapor” (1971), mas que aqui ficou em segundo plano.

A dificuldade de colocar na tela 57 anos de carreira musical foi resolvida com o recorte dos primeiros anos. A trilha sonora soube dosar os artistas que Gal admirava e as canções dela, como "Meu Nome é Gal”, canção composta por Erasmo e Roberto Carlos em 1969 e a preferida da atriz Sophie Charlotte no vasto repertório da cantora. Vemos mais momentos emocionais em “Baby” e “Divino Maravilhoso”, mas a película deixará o gosto de quero mais para quem puder ouvir a discografia, 30 álbuns ao todo.

A duração é curta e o investimento foi bem escasso, sendo um delicioso filme independente que soube fazer ouro com o toque de Midas que Gal proporciona a qualquer projeto. Ele é mais sobre a Tropicália, movimento de maior mudança musical e comportamental que o país já viveu, versus o terror que se vivia no Brasil. Se existe duas faces da cantora libriana: uma Gal e uma Gracinha, hoje vimos a Gracinha. Esperamos no futuro ver mais de Gal!

Comentários

Postagens mais visitadas