Filme - "Os Rejeitados" (the holdovers, 2023)
Algumas companhias improváveis para passar as festas de fim de ano? "Os Rejeitados", do premiado diretor Alexander Payne ("Pequena Grande Vida" e "Nebraska") trará um natal mais realista para os brasileiros, com estreia para dia 11 de Janeiro de 2024, somente nos cinemas.
Nos anos 70, vamos acompanhar a desventura de um professor mal-humorado, Paul Hunham (Paul Giamatti), docente de uma prestigiada escola americana, forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal. Ele acaba criando um vínculo improvável com um deles - um encrenqueiro magoado e inteligente (Dominic Sessa) - e com a cozinheira-chefe da escola, que acaba de perder um filho no Vietnã (Da'Vine Joy Randolph).
O destaque é compartilhado com cada um dos três mencionados, inclusive o estreante Dominic Dessa, que passou provavelmente um pouco de si para ter um personagem bem intenso. O drama tem a característica direção com humor ácido do diretor. Podemos rir com lágrimas nos olhos, e com apenas duas horas e treze minutos de duração, foi o suficiente.
As canções vão de corais de igrejas do subúrbio norte-americano, cantigas de natal e a clássica "Venus" da banda Shocking Blue, ironicamente de um álbum chamado "At Home" (em casa), e mostrando um pouco da rebeldia de quem viveu a época. O luto e saúde mental chegam de forma honesta, é um adereço no pinheiro torto que sobrou na loja.
O frio das cenas são aquecidos com o coração de cada um do elenco, e as ambientações trazem beleza aos momentos de silêncio entre as interações. É possível ver filmes como "Adorável Professor" e pensar nele como, no mínimo, uma inspiração para tempos modernos. O filme tem chance em algumas categorias como melhor roteiro original e melhor atriz coadjuvante. Vamos torcer para que a hiperidrose do professor seja reconhecida pela Academia e outras premiações!
Comentários
Postar um comentário