Filme: "Segredos de um Escândalo" (May December, 2023)


Quem gosta de drama e o temido "baseado em fatos reais" vai amar "Segredos de um Escândalo", filme dirigido por Todd Haynes ("Carol" e "Longe do Paraíso") que chega aos cinemas brasileiros dia 18 de janeiro de 2024, graças a Diamond Films, que distribui um dos mais polêmicos filmes do ano passado.

Gracie (Julianne Moore) e seu marido Joe (Charles Melton) tem 23 anos de diferença. O relacionamento dos dois começou quando Joe ainda tinha 13 anos, causando um escândalo nos jornais. Vinte anos depois de seu romance ter chegado às manchetes, o casal está se preparando para que seus gêmeos comecem o ensino médio. No entanto, suas vidas viram de cabeça para baixo quando a atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) vem para estudar Gracie para um papel no cinema. A dinâmica familiar se desenrola quando Joe percebe que perdeu sua juventude.

Na história real vimos Mary Kay Letourneau, uma mulher de 36 anos que aliciou e estuprou um pré-adolescente de apenas 13 anos em 1997. Na época, ela era professora de Villi Fualaau, e o caso resultou na prisão de Letourneau, que ficou seis anos na cadeia. Aqui temos o cuidado de vermos o passado apenas nos papéis de revistas e jornais, ainda que possa trazer desconforto para quem assiste sem saber das ligações com a realidade. O elenco soube trazer as camadas necessárias para uma experiência bastante chocante até para uma sociedade "mente aberta".

A trilha sonora colabora para que esse seja um novo clássico, trazendo instrumentais que podem ser usados tanto para fazer humor quanto suspense. Também vemos uma crítica ao Método, forma que atores encontraram para trazer mais veracidade em seus papéis, no entanto com uma atriz tendo esse cuidado, os pesos e medidas da indústria vem como um "você está indo longe demais", com os homens jamais chega um alerta desses. Claramente estamos falando de uma trama indicada para maiores de 18 anos, por conter nudez e breves cenas explícitas.

Com quase duas horas, é um show de colaboração, onde a caça e o predador se invertem a todo momento, e até às cenas que vemos Portman explicando numa aula de teatro sobre suas experiências, é um presente para quem pretende ingressar no ramo. Em outra vemos Moore entre um espelho que a reflete duas vezes na tela, com Natalie no meio tentando absorver até sua sombra. Até mesmo uma cena envolvendo produtos de maquiagem pode ser completamente revelador. É um filme como poucos, é arte bruta!

Comentários

Postagens mais visitadas