Filme: "Bob Marley - One Love" (2024)


"A pedra que o construtor ignora se tornará a pedra fundamental!". Essa entre outras filosofias (a maioria musical) que veremos no filme biográfico "Bob Marley: One Love", dirigido por Reinaldo Marcus Green ("King Richard: Criando Campeãs" e "Monstros e Homens"), com estreia para dia 15 de Fevereiro de 2023, somente nos cinemas e com distribuição da Paramount Pictures. Rastafari!


Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, é o grande ícone do reggae. Nessa obra vemos o recorte dos importantes feitos do cantor para seu país, assim como as dificuldades que sua família e conhecidos passaram. Bob Marley (Kingsley Ben-Adir) ficou conhecido por sua pregação pela paz, do amor e da fé rastafari. Com o reggae, ultrapassou fronteiras e o sucesso foi imenso. Mas mesmo famoso, a violência na Jamaica era uma realidade visceral. Após um atentado, ele e sua esposa Rita (Lashana Lynch) saem do país, mas no ano seguinte o cantor icônico decide voltar, pelo povo, para a Jamaica.


Com uma hora e quarenta e sete minutos foi fácil acreditar na música de Marley, afinal, os versos contam sua história antes de qualquer filme ou documentário. Rapidamente veremos seus traumas, sua infância pobre, seu breve contato com outros estilos musicais (inclusive o punk rock) e sua abordagem com a gravadora e banda, The Wailers.


Ainda que tenha um elenco e direção predominantemente preto, o roteiro ficou com a dupla branca Terence Winter ("O Lobo de Wall Street") e Zach Baylin ("Creed III"), o que certamente foi pensado pela direção, já que ambos colaboraram com Reinaldo antes. Destacamos Kingsley Ben-Adir ("Barbie" e a série "Invasão Secreta" da Marvel) e Lashana Lynch ("A Mulher-Rei"), a química fez certamente o melhor trabalho deles até o momento.


Como toda cinebiografia, sempre haverá questões que possam ser omitidas por pedido dos familiares, o que deixa a obra na média. É uma história interessante, mas a única verdade é que sua música transcende o gênero e alcança quem nunca viveu suas dores. O filme fez Marley com o carisma e parcimônia que ele desenvolveu ao longo dos anos, e nem a fumaça que está em TODAS as cenas consegue ofuscar isso. 

Comentários

Postagens mais visitadas