Filme: "As Polacas" (2024)
Lembrar o passado para não repeti-lo. "As Polacas" é um drama nacional dirigido por João Jardim que foi selecionado para o Festival do Rio de 2023. Inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 e com estreia dia 12 de Dezembro de 2024, a distribuição é da Imagem Filmes. Nada pode nos fazer esquecer essa luta!
Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o marido e começar a vida do zero. Porém, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo.
A atriz Valentina ("Ainda Estou Aqui") teve um destaque ainda maior nessa obra que necessita de uma entrega alta para seu papel. Os demais do elenco são igualmente dedicados, e até a ambientação transporta para a época que o filme aborda. Vemos cenas fortes envolvendo violência de todos os tipos, sendo indicado para maiores de 16 anos.
A trilha sonora teve muitos cânticos dos judeus que foram passados de mães para filhas, e temos uma amostra do que se tornaria o Cemitério Israelita e quantas judias foram trazidas para o Brasil esperando uma sobrevivência digna e tiveram que se contentar com o mínimo na prostituição. É uma trama muito crua, que faz jus ao gênero drama!
Com aproximadamente duas horas, foi uma obra bastante teatral, ainda que aborde a realidade do tráfico de pessoas, onde 80% são mulheres de idades variadas, incluindo menores de idade. Diante de tantas histórias apagadas pelo tempo, é uma obra importante para reacender discussões sobre o uso do próprio corpo e doutrinas religiosas que incutem o sentimento de culpa antes mesmo do amparo.
Comentários
Postar um comentário