Filme: "O Auto da Compadecida 2" (2024)


Existem sequências que o público clama como se fosse água no sertão. "O Auto da Compadecida 2" traz de volta a dupla mais querida do cinema brasileiro! Dirigido por Flávia Lacerda e Guel Arraes, o filme se passa vinte anos depois da primeira história, e pra quem viveu aquele momento, é hora de celebrar seu novo ato. Com estreia dia 25 de Dezembro de 2024, será um siricutico daqueles nos cinemas.

Na cidade de Taperoá, sertão nordestino, João Grilo retorna para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Acontece que agora ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento que tinha o Diabo como acusador, Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz. Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, ele faz de tudo para finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, uma aposentadoria.

Rever Matheus Nachtergaele e Selton Mello juntos foi nosso pedido para à Compadecida. Agora interpretada por Taís Araujo e com cenas e imagens que remetem ao momento que Fernanda Montenegro interpretou. Destacamos também Humberto Martins como Coronel Ernani e Eduardo Sterblitch como Arlindo, deixando clara a inspiração política do cenário. Por fim, Luis Miranda como Antônio do Amor, Fabiula Nascimento como Clarabela e a participação especial de Virginia Cavendish como Rosinha foram presentes de Natal, e a trama até menciona a festividade.

A obra tem consciência em quase duas horas que não existe a pretensão de superar o anterior, mas sim fazer uma homenagem e agradecer sua existência, assim como a obra literária de Ariano Suassuna ainda é a terra fértil para nossa curiosidade do Brasil.Nachtergaele entrega até mais do que seu papel, sendo pelo menos 3 personagens para uma mesma cena. Se existe exagero, até que é bem vindo para tirar gargalhadas do povo que ama arte e nossos repentistas. E por falar em canções, temos 19: "Fiadeira", na voz de Maria Bethânia, entre outras interpretadas por Juliana Linhares, Marcelo Mimoso, Ana Barroso e Fatel.

O tempero é o que não faltou nessa aventura, sendo importante repaginar. Com direito a flashbacks da obra que já foi série, filme e livro, e agora foi uma bela continuação. Sem promessa de terceiros, o que é importante! Milagre a gente vê uma ou duas vezes, mas não abusaremos da equipe que certamente se cansou com um sorriso no rosto, pois fizeram com amor até o último suspiro. Só sei que foi o que eu vi, então foi assim!

Comentários

Postagens mais visitadas