Filme: "Emília Pérez" (2024)


A busca pela felicidade pode custar caro. O filme "Emília Pérez" que está na corrida pelo Oscar é dirigido pelo francês Jacques Audiard ("Paris, 13 Distrito" e "Os Irmãos Sisters") e estreia dia 06 de Fevereiro de 2025, somente nos cinemas. Sendo um suspense musical que redefine o gênero e, com sua história propõe algo fora do comum, a distribuição é da Paris Filmes. Hora de desenferrujar o seu espanhol!

Rita (Zoe Saldana) trabalha numa firma de advocacia focada em encobrir crimes. Cansada dessa dinâmica que desperdiça seus talentos, ela se depara com uma proposta que pode tirá-la disso: ajudar o chefe de um cartel, Juan Del Monte, a se aposentar, saindo de seu posto e "desaparecer". Juan, porém, tem aperfeiçoado esse plano em segredo há anos e envolve não só fugir das autoridades, mas afirmar sua verdadeira identidade: Emilia Pérez.

Com duas horas e dez minutos temos um drama oculto com suspense, e por uma necessidade de fazer algo mirabolante colocam a música. Seja pelo elenco que já possui experiências anteriores com música, como é o caso da Selena Gomez, e na dança, que lembramos da Zoe Saldana em "Sob A Luz da Fama", bem no início da carreira. Unidas por uma causa, a visibilidade da mulher, seja trans ou cis.

"Mi Camino" é a canção que se destaca por existir um acabamento digno de uma trilha sonora, coisa que faltou nas demais faixas do projeto. A música é exatamente o que não agrada desde os primeiros segundos do filme, e os sintetizadores nas vozes do elenco colocam menos valor nas palavras e o teor sério que deveria ser extraído. Pode ter as melhores mensagens nas composições: luta, resiliência, empoderamento, realidade. Tudo, mas com pouca qualidade na voz, na sonoridade em geral.

Por fim, temos uma experiência que poderia ser dupla, uma versão com e sem musical. Foi uma arriscada proposta que como "Coringa: Delírio à Dois", será lembrado como ame ou odeie. A diferença é termos uma cultura apresentada com esteriótipos e logo interpretados por alguns nomes norte-americanos com alguma ligação latina na família. Seja honesto, você gostaria que fosse a sua cultura ganhando prêmios sendo que pouco foi de fato representado?

Comentários

Postagens mais visitadas