Filme: "Pequenas Coisas Como Estas" (Small Things Like These, 2024)
Contemple o sofrimento até o coração tomar conta e decidir mudar algo! "Pequenas Coisas Como Estas" é novo longa-metragem com distribuição O2Play no Brasil. Com estreia dia 13 de março de 2025, o longa é dirigido e roteirizado Tim Mielants, proporcionando um drama ambientado na Irlanda de 1985. Foi o filme que abriu o Festival de Berlim 2024 e promete intrigar todos com seu enredo baseado no livro homônimo da autora irlandesa Claire Keegan.
Bill Furlong (estrelado pelo vencedor do Oscar de Melhor Ator de 2024, Cillian Murphy) é um respeitável comerciante de carvão e madeira, filho de mãe solteira, que leva uma vida simples com a família. Durante o período de Natal, ele faz uma descoberta perturbadora sobre o convento local e as jovens mulheres que ali vivem. A revelação obriga Bill a enfrentar as consequências morais e sociais de tomar uma posição em meio a uma comunidade profundamente marcada pela influência da Igreja Católica.
Ao termos contato com a trajetória das Lavanderias de Madalena pelo olhar de Bill, nos causa espanto na realidade vivida. Ao fazer uma usual entrega para um convento, o comerciante que veio de New Ross, em Wexford observa os maus tratos às jovens marginalizadas pela sociedade local, em sua maioria mães solo, assim como havia sido sua mãe. Isso faz com que ele relembre seu passado e sinta a necessidade de agir diante da situação.
O elenco não se destaca apenas com Murphy, merecendo mencionar Eileen Walsh, Michelle Fairley, Emily Watson, Clare Dunne e Helen Behan, que em olhares comunicaram seus sentimentos mais profundos. A realidade brutal que vemos foi suficiente para tomar cada cena com sua mensagem. A maior lição é de quem se importa com o próximo e sabe valorizar um ato de humanidade, seja dos dias atuais ou de décadas atrás.
Com uma hora e trinta e oito minutos, passou voando para quem acreditava ser um daqueles dramas com mais e mais. A obra tem o cuidado de ser sucinta e fazer seu espaço com uma beleza, principalmente nos minutos finais. Certamente o período natalino que vemos tanto nas memórias do passado de Bill, e seus flashbacks frequentes já nos alertam o quanto esses fantasmas não ficaram pra trás. A melancolia do inverno e esse feriado tão "familiar" costuma sensibilizar com pequenas coisas como estas.
Comentários
Postar um comentário