Filme: "Um Completo Desconhecido" (A Complete Unknown, 2024)
"Um Completo Desconhecido" é a cinebiografia do cantor Bob Dylan, lendário astro norte-americano que se tornou referência no gênero musical folk. Dirigido por James Mangold ("Garota, Interrompida" e "Logan"), que também já levou Johnny Cash em “Johnny e June” de 2005 para os fãs de música, e aqui teremos um pouquinho desse outro ícone que inspirou Dylan. A estreia será dia 27 de Fevereiro de 2025, exclusivamente nos cinemas!
Bobby Dylan (Timothée Chalamet) é um jovem de 19 anos, nascido em Minnesota, que caminha com poucos trocados rumo à sua ascensão na música. Passando de cantor folk, para as salas de concerto e ao topo das paradas, culminando em sua performance inovadora e polêmica de rock and roll elétrico no Festival Folclórico de Newport em 1965 - e a sua participação nos anos anteriores - , definindo um dos momentos mais transformadores da música do século XX. O filme acompanha pelo menos 5 anos da trajetória do menino Bobby virando o homem Bob.
A experiência foi uma via interessante para quem não conheceu o artista e certamente ficará a impressão de um excelente compositor, mas com um gênio difícil de se lidar fora e dentro dos palcos. A vida amorosa é uma constante, ainda que as acompanhantes mudem e tornem uma bagunça o que era pra ser especial. Mas inseparáveis de Dyan são apenas os cigarros, sua gaita e o violão. Somente no final temos guitarras elétricas e óculos escuros, simbolizando o êxito ao se vender como a gravadora deseja.
Ver outros ídolos pioneiros na voz e violão tornou o show ainda mais especial. Joan Baez (Monica Babaro de "Fubar") é o romance casual, Pete Seeger (Edward Norton) é o mentor que guiou Bob pelo território que ele jamais imaginava alcançar. A personagem fictícia Sylvie Russo (Elle Fanning) sintetiza numa jovem todas as que amaram e foram magoadas pelo cantor que não sabia o que é responsabilidade afetiva. A maior realidade nela é sua inspiração na Suze Rotolo, ex-namorada de Bob Dylan.
Com duas horas e vinte minutos destacamos o Boyd Holdbrook ("Narcos") vivendo Johnny Cash, é impossível não sentir algo nos momentos em que ele entra em cena. A surpresa do elenco interpretando as canções clássicas com suas vozes pode ser o maior conflito que dividirá o público. A maioria das músicas soam agradáveis dentro da trama, já que alguns sucessos tocaram exaustivamente a ponto de Dylan não querer tocar. Tocar apenas novas o torna um completo desconhecido? Jamais!
Comentários
Postar um comentário