Filme: "Parthenope: Os Amores De Nápoles" (2024)


O drama “Parthenope: Os Amores De Nápoles” é uma jornada épica de uma comunidade inteira, escrita e dirigida pelo italiano Paolo Sorrentino, vencedor do Oscar pelo filme "A Grande Beleza". Com distribuição da Paris Filmes, ele chegará aos cinemas brasileiros em 27 de março de 2025. A produção marcou presença na mostra competitiva do Festival de Cannes 2024 e foi indicada ao prêmio Palma de Ouro.

O filme acompanha a vida de Parthenope (a maior parte do tempo vivida por Celeste Dalla Porta), desde seu nascimento em 1950 até os dias atuais (especificamente em 2023), e explora a sua busca incansável pela liberdade. Seja na sua vida acadêmica bem sucedida, ou nos amores pitorescos que vão literalmente guia-la para novas experiências e provar que existe beleza nas coisas mais feias. A cada mudança de ano passaremos por momentos da história como a Cólera e a repressão policial.

O elenco incluiu destaques não só da protagonista Celeste, como também a breve participação de Gary Oldman ("Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban") e da atriz Luisa Ranieri ("Nuovo Olimpo") sendo a única personagem capaz de acelerar a trama como um surto psicótico. Por último, mas não menos importante, é de partir o coração a relação paternal do professor/orientador vivido por Silvio Orlando ("O Melhor Está Por Vir").

Com duas horas e dezesseis minutos, tivemos o surrealismo característico das obras da A24, sendo um presente ver as cenas com ambientações deslumbrantes de Capri e outras localidades. Com muitas cenas envolta de contextos sexuais, é brevemente explícito e com algumas cenas de nudez. Muitas imagens remetem ao tom teatral, feito com o cuidado para encantar mesmo que não diga muito. Temos cenas lentas para desfrutarmos cada respiro.

É uma obra contemplativa sobre como o tempo molda os destinos, ao mesmo tempo que assistimos uma celebração da vida em todos os seus aspectos. Certamente é outro filme polêmico para quem observa apenas a religiosidade e a libertinagem empregadas em alguns capítulos. Para os brasileiros, receberemos alguns agrados na trilha sonora ("A Gira" do Trio Ternura) e até num comentário divertido, portanto, olhos e ouvidos atentos!

Comentários

Postagens mais visitadas