Filme: "Operação Vingança" (The Amateur, 2025)
Em "Operação Vingança" teremos uma tensa mistura de ação e suspense, com o ritmo acelerado e uma narrativa imersiva. Dirigido por James Hawes ("Uma Vida: A História de Nicholas Wintone") roteirizado por Gary Spinelli e Ken Nolan, baseado no livro de 1981 de Robert Littell, que foi adaptado pela primeira vez para o cinema no mesmo ano. Então sim, temos um remake! A distribuição é da 20th Century Studios.
Após a trágica morte de sua esposa em um ataque terrorista em Londres, Charles Heller (Rami Malek), um criptógrafo altamente capacitado da CIA, se vê frente a um dilema cruel: sua agência não está disposta a agir, afogada em prioridades internas conflitantes. Desesperado por justiça e ainda em luto, ele começa a chantagear seus superiores para ser treinado como um agente de campo e, assim, poder perseguir os responsáveis pelo atentado por conta própria. Acompanhado por uma jornada de vingança e auto-descobrimento, Heller se infiltra em um sombrio universo de espionagem e terrorismo internacional.
Laurence Fishburne e Jon Bernthal também são destaques, embora Rami Malek seja o rosto que acreditamos, em cada expressão, que é tudo de verdade. Repaginado para os dias atuais e sem quase nenhuma sombra da versão da década de 80 para assombrar nosso "amador". Não atoa, desde o título original "The Amateur" temos ciência de que ele não foi feito para isso, mas seus interesses podem ser saciados mesmo assim!
Manter aliados por perto é tão perigoso quanto ter seus inimigos, já que nada impede a sensação de temor de conspirações e traições ocorrerem no próximo passo. Com excelentes efeitos especiais e as clichês trilhas sonoras de filmes investigativos, que aqui nem estragam. É levemente cômico, ainda que na maior parte do tempo seja um humor ácido, rápido como uma bala.
Com duas horas e três minutos, foi uma longa espionagem para quem é expert no gênero (de tanto assistir obras parecidas). Não é o mais criativo, mas foi bem orquestrado! De modo que o tempo não pesa tanto. Se você torce por um lado, é sinal de que temos um grande lançamento, que faz jus ao elenco e tem consciência de que a ficção pode fazer o impossível, e ainda ser um entretenimento enxuto e elegante.
Comentários
Postar um comentário