Filme: "O Agente Secreto" (2025)


A ligação está falhando e não temos muitas fichas! Uma produção da Vitrine Filmes que não é segredo e está na boca do povo antes mesmo da sua estreia! “O Agente Secreto” é o longa selecionado pela Academia Brasileira de Cinema como o representante do Brasil no Oscar 2026, aproveitando nossa vitória animadora esse ano com "Ainda Estou Aqui". Dirigido e roteirizado por Kleber Mendonça Filho (‘Bacurau’ e ‘Aquarius’), sua estreia será 6 de novembro de 2025, somente nos cinemas. Por favor, não guarde essa informação só pra você!

Em 1977, Marcelo (Wagner Moura) trabalha como professor especializado em tecnologia. Ele decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. Marcelo chega na capital pernambucana em plena semana do Carnaval e percebe que atraiu para si todo o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, ele começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio. Seu filho Fernando (Matheus Farias) é tudo que ele mais quer depois de perder sua companheira Fátima (Alice Carvalho), mãe do garoto que é criado pelos avós maternos.

Um dos destaques nessas duas horas e quarenta minutos é a senhora Sebastiana (Tânia Maria), onde vemos uma idosa cheia de assunto... mas que nos sentimos acolhidos pelo seu humor e jeito de tratar todos que estão em seu domínio. Maria Fernanda Cândido tem uma breve participação, mas extremamente relevante para o desenvolvimento da trama. Wagner Moura é versátil, soube trazer dois papéis com cenas emocionais e nem estamos falando de sua falsa identidade, pois aí teremos três personagens muito bem interpretados. Gabriel Leone teve uma nova chance de brilhar mundialmente, mas uma entrega bem mínima.

Dividido em três partes, foi um suspense com muito do Brasil nos anos 70, bem na época do regime militar brasileiro. Veremos tantas referências nossas, desde cartazes do cinema como "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Os Trapalhões", mas temos muito mais do cinema estrangeiro com os clássicos "Tubarão" (usando todos os dentes possíveis para homenagear) e "A Profecia" que gerou momentos divertidos e uma parte das cenas é exibida aqui. Quando um  thriller faz tanto carinho aos grandes tubarões do terror, é sinal de que ele quer ser um pouco disso. Soube criticar tudo, até os cinemas de rua que foram fechando e nem todos lembram o que se construiu no lugar.

Os efeitos especiais podem ser a maior falta em pelo menos uma das cenas, mas essa foi a produção mais laureada na última edição do Festival de Cannes, levando os prêmios de Melhor Direção, Melhor Ator, o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesca de Cinema d’Art et d’Essai). A trilha sonora foi deliciosamente combinada com o que ouvimos até hoje e naquela época, seja Raul Seixas ou Donna Summer, tudo faz dessa uma trama investigativa da nossa memória jornalística, fotográfica e corrupta.

Comentários

Postagens mais visitadas