In memoriam - Dolores O'Riordan: Uma voz para a eternidade
Com muita tristeza nossa semana começa com a notícia do falecimento da cantora e compositora Dolores O''Riordan nessa segunda, 15 de janeiro de 2018. Dona de uma das vozes mais ouvidas nos anos 90 e eternizada em grandes canções que nos tocam até os dias de hoje. Além de dois álbuns em carreira solo, a irlandesa foi vocalista da banda de rock alternativo The Cranberries, formada em 1989. Pensando no que fica em nossas memórias, selecionamos um single de cada álbum de sua carreira, pois sua música ainda tocará nossos corações e das futuras gerações.
Logo no álbum de estréia da banda The Cranberries, Dolores e seus parceiros Michael Hogan, Noel Anthony Hogan e Fergal Patrick Lawler fizeram sucesso, mostrando um pouco do talento que nasceu e se formou em Limerick, Irlanda. Intitulado de "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We", mostrava o humor sarcástico e a força que havia nas opiniões adicionadas em cada canção.
1 - "Linger" - single de 1993 (The Cranberries)
Após o sucesso dos singles "Dreams" e "Linger", a banda não demorou para lançar seu próximo disco. "No Need to Argue" dava seguimento ao sucesso que a banda conquistará, mantendo o gênero rock alternativo com ótimas melodias.
2 - "Zombie" - single de 1994 (The Cranberries)
Além de "Zombie", o segundo álbum gerou os singles "Ode To My Family", "I Can't Be With You" e "Ridiculous Thoughts", facilitando a divulgação e aumentando o currículo de hits que a banda obteve em toda a carreira.
3 - "Salvation" - single de 1996 (The Cranberries)
Após uma tour bem mais prolongada, o terceiro disco "To the Faithful Departed" fez em 1996 uma boa estréia no Reino Unido e criou singles icônicos como "Salvation" e "Hollywood".
4 - "Animal Instinct" - single de 1999
O quarto álbum "Bury the Hatchet" chegou com a força que a banda precisava após uma longa pausa e uma legião de fãs aguardando um álbum de inéditas. "Animal Instinct" abre o álbum com chave de ouro, sendo um dos melhores vídeos da banda. Os singles "Just My Imagination" e "Promises" também foram uma amostra da banda que agora buscava uma sonoridade mais doce que fizesse contraste com suas letras mais densas.
5 - "Analyse" - single de 2001 (The Cranberries)
A banda que já contava com 4 grandes álbuns em questão de vendas trouxe na sequência o disco "Wake Up and Smell the Coffee" que é um dos discos mais tranquilos e que trouxe menos repercussão para a carreira da banda. A divulgação também sofreu em razão do 11 de Setembro de 2001, sendo lançado praticamente um mês depois. "Analyse" e "You And Me" são as músicas de trabalho dessa era.
6 - "Stars" - single de 2002 (The Cranberries)
Com uma excelente bagagem, a The Cranberries decide lançar seu primeiro disco de greatest hits, o "Stars - The Best of 1992-2002", o que significou um hiato de quase 10 anos para os fãs. Em compensação esse compilado trouxe as inéditas "Stars" e "New New York".
7 - "Ordinary Day" - single de 2007 (Dolores O'Riordan)
Dolores aproveitou o hiato da banda para mostrar sua visão, agora solo, o que gerou mais intimismo em suas performances e uma sonoridade post-grunge. O álbum "Are You Listening?" gerou e os singles "Ordinary Day" e "When We Were Young". Sua estréia teve uma recepção mista e sua turnê foi a mais curta.
8 - "The Journey" single de 2009 (Dolores O'Riordan)
Dando sequência ao trabalho solo, Dolores lançou o disco "No Baggage", com um visual repaginado e uma nova versão da música "Apple of My Eye" do álbum anterior. Os singles da era foram "The Journey" e "Switch Off the Moment"
9 - "Tomorrow" - single de 2012 (The Cranberries)
O último disco da banda The Cranberries foi lançado em 2012. "Roses" é o sexto álbum de estúdio e o que mais difere dos demais da banda, uma vez que cada integrante trouxe sua experiência do mercado fonográfico que agora se tornou mais voraz com a era digital. O disco trouxe apenas o single "Tomorrow", encerrando suas atividades com uma turnê magnífica repleta de versões dos clássicos.
Dolores Mary Eileen O'Riordan Burton
06/09/71 - 15/01/18
❤
Comentários
Postar um comentário